A JANS Informática teve desde sempre uma preocupação ambiental, e ao longo dos mais de 20 anos de existência assegurou sempre a separação e destruição correta de desperdícios.

A constante exigência por parte das empresas de produtos tecnológicos, aliada à solução de renting de equipamentos estava a colocar como obsoletos equipamentos que, apesar de não cumprir as exigências do cliente em questão, seriam ainda superiores às exigências de grande parte de utilizadores comuns e até empresas.
A JANS Informática é o principal fornecedor tecnológico de várias empresas em Portugal, que renovam o parque informático em prazos de 2 a 4 anos, sendo composto por equipamentos profissionais, com características acima da média, e que ao fim deste tempo estão ainda longe do seu fim de vida.

Em 2015 a JANS Informática criou o Departamento de Recondicionados

Proveniência dos equipamentos.
Inicialmente a nossa entrada no mercado de Recondicionados era com equipamentos provenientes das propostas de renting da JANS Informática. Com a demanda de equipamentos recondicionados a aumentar, e com a solução recondicionada ser uma solução viável também para empresas inclusive a nível de Worksation e Servidores e soluções dedicadas, que podem ser propostas em conjunto num serviço de consultadoria informática, a JANS Informática aumentou o leque de oferta, de equipamentos e de produtos, estabelecendo relações comerciais com parceiros internacionais que trabalham em condições semelhantes (empresas de consultadoria informática e renting). Garantindo rotas internacionais para distribuição, e compra e venda destes artigos.

Departamento de Recondicionados JANS Informática

O sucesso do nosso departamento assenta em 3 pilares fundamentais.

  1. A experiência da JANS Informática. O know-how de informática, e das necessidades das empresas, permite-nos saber que tipo de equipamentos são necessários para servir as necessidades de um utilizador ou empresa.
  2. Saber o que comprar. Um profundo conhecimento dos produtos leva-nos a fazer a melhor compra, muitas vezes de produtos ignorados por outras empresas, aumentar o leque de oferta, e muitas vezes a ter soluções poderosas e equilibradas, sem atirar “características vãs” aos nossos clientes.
  3. O nosso Departamento Técnico. Composto por técnicos certificados, com uma experiência de mais de 20 anos e com processos organizacionais de comprovado sucesso. Aliado a uma estreita relação com a maioria dos fabricantes e fornecedores de componentes europeus. Tudo isto garante uma elevada taxa de sucesso de recondicionamento.

Como funciona o Departamento de Recondicionados

1 – Quando os equipamentos dão entrada no nosso Departamento Técnico de Recondicionados, é primeiramente assegurada a eliminação de qualquer informação que eventualmente ainda possa existir no equipamento (no caso de equipamentos informáticos com armazenamento), posteriormente os equipamentos são separados em 4 lotes:

GRADE A  | GRADE B | GRADE C | GRADE D

Grade A   Equipamentos que têm apenas pequenos defeitos estéticos. Este lote é depois subdividido em:
Grade A+ Semi-Novo sem riscos
Grade A   Marcas de uso ligeiro
Grade A-  Marcas de uso moderado

Grade B   Equipamentos que apresentam uso intenso, riscos profundos ou marcas

Grade C  Danos estéticos profundos (partidos)

Grade D  Sem condições estéticas ou técnicas

2 – É iniciado o processo de recondicionamento.
Os equipamentos são desmontados e verificados ponto a ponto, são feitas limpezas e manutenções do sistema. É feito um checklist dos componentes do equipamento.
Durante este processo podem ser feitas reparações pontuais ao equipamento, substituição de componentes, e no caso de equipamentos portáteis, na maioria das vezes é feita a substituição do teclado para língua portuguesa.
É verificada a licença e instalado o Sistema Operativo do equipamento, são instalados os drivers e controladores do fabricante.
É realizado um checklist final a todos os componentes do equipamento (no ambiente do sistema operativo), e é corrido um teste de stress final, que assegura a fiabilidade e durabilidade do equipamento.
O equipamento é limpo e desinfetado para ser comercializado.
Este processo é adaptado dependendo do tipo de equipamento.

Equipamentos Grade A – São colocados à disposição dos clientes JANS Informática
Equipamentos Grade B e C – São colocados em lotes e vendidos através de outros canais comerciais, nacionais e internacionais.
Equipamentos Grade D – São desmontados peça por peça, as peças não utilizadas são separadas para reciclagem. Peças que possam ser recondicionadas são distribuídas em mercados comerciais ou colocadas à disposição do departamento técnico da JANS Informática.

Gostamos de falar consigo. Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos:
comercial@jans.pt
Telefone: 229 478 787